Estudos Bíblicos
Conhecendo o Espírito Santo

Home    Mensagens    Estudos Bíblicos    Reflexões    Humor    Recados & Anúncios   Cadastro de Igrejas   Crescimento   Aprendizado   Links   Contato

Quem Somos   Nosso Propósito   Web Designer


(Ref.: Efésios 4.30)

Sabemos que o Espírito Santo de Deus é um espírito, é claro, como o próprio nome já diz.
Espírito quer dizer: Alma, sopro de vida, parte imortal do ser humano.
Então podemos dizer que o espírito está relacionado à alma no que diz respeito aos sentimentos e emoções, que ele é sopro de vida no que diz respeito a vida, isto é, ele é o que dá vida, sendo imortal.
Santo por sua vez significa: sagrado, que vive na lei divina, bem-aventurado, puro, imaculado, inocente, venerável, inviolável, eficaz.

Sabemos que possuímos um espírito, pois temos alma (sentimentos), temos de certa forma vida e sabemos que a vida é mais do que presenciamos como mero mortais. Porém temos a necessidade de algo que nos complete, pois sabemos que o nosso espírito estava adormecido até que recebemos a vida que vem do Espírito de Deus.
O Espírito Santo nos completa para que possamos ser bem-aventurados, puros, inocentes, capazes de viver na lei divina, eficazes na obra de Deus e que tenhamos santidade para chegar diante do pai.
Por isso dependemos do Espírito Santo, pois ele é que nos direciona ao Pai e sua vontade, como está escrito em:

Romanos 8.14-16

Na época de Moisés o testemunho para ser validado precisava vir de duas testemunhas.
Então podemos dizer que até na nossa conversão precisamos de uma atuação do Espírito Santo, pois ele é que testifica com o nosso espírito que fomos salvos e dá juntamente com o nosso espírito testemunho diante do pai que nos convertemos a Cristo.

O Espírito Santo se difere de todos o espíritos, pois ele está acima de todos ele é a essência da vida e de tudo.

Gênesis 1. 26-27

Façamos, se refere a 1º pessoa do plural, diz respeito à Trindade, Deus Pai, Deus Filho E Deus Espírito Santo.
Então podemos dizer que o homem foi criado para ser semelhante a Deus pai, no que se refere ao domínio de todas as coisas que estão em seu poder, a Deus filho na pessoa de Jesus que se refere a nossa aparência humana e a nossa adoção como filhos de Deus e a Deus Espírito Santo que se refere ao nosso ser, o que sentimos, o que somos na verdade. Assim como o Espírito Santo revela o coração do Pai, o nosso espírito revela quem somos.

Para tentarmos compreender a essência e a ação do Espírito Santo, podemos dizer que ele é o coração do Pai presente entre nós, isto é, a misericórdia, o amor, a compaixão, a fidelidade... É como se ele transmitisse uma mensagem diretamente ao Pai. Isto é, o Espírito Santo tem compaixão de alguém, o pai se compadece da mesma forma, pois Espírito Santo faz parte do Pai, ele é o próprio Deus.
Na palavra de Deus diz que o Espírito Santo intercede por nós com gemidos inexpremíveis, ele é aquela pessoa que está do nosso lado quando estamos muito arrasados e não conseguimos nem orar, ele não só contempla o que estamos passando, mas também sente e chora conosco, então começa a intercessão, ele leva o nosso sofrimento ao Pai e o Pai não só recebe a intercessão como passa a sentir a tristeza através do Espírito.

Tessalonicenses 5. 19

Extinguir significa: apagar, anular, cancelar, esgotar.

Não devemos apagar o Espírito Santo de nossas vidas, pois além de Santo ele é muito sensível e por ser Santo é sensível ao pecado.
Pois o Espírito Santo não é igual a nós que quando nos decepcionamos ou nos entristecemos, ficamos receiosos, ficamos armados. Até o animal mais manso se receia e se arma para algo desagradável que costuma acontecer.
Porém o Espírito Santo não, quando o entristecemos com nossos pecados, falta de atenção, desobediência e outras coisas mais, o extinguimos, mas logo que nos arrependemos e entregamos nossa vida a ele, ele volta sem receio algum, totalmente aberto, pois ele não guarda as coisas como nós, que ficamos nos remoendo.

Juízes 16.28-30

Sansão depois de ter pecado extinguiu o Espírito de Deus, mas quando clamou ao Senhor e entregou sua vida, o Espírito do Senhor retornou a ele, matando mais Filisteu do que havia matado em toda sua vida.
Quando nos arrependemos e clamamos ao Senhor o entregando nossas vidas, o Espírito de Deus retorna em nossas vidas e realizamos obras ainda maiores.

Gênesis 1. 2-4

Pairar = Mover, Estar iminente, estar eminente significa estar para acontecer em breve, próximo, ameaçador.

Antes de tudo acontecer o Espírito de Deus pairava, se movia sobre as águas.
Quando o Espírito Santo está se movendo, algo ameaçador acontece, algo de esxtraordinário estar para acontecer.
Foi assim quando o Espírito Santo se movia sobre a face das águas, a Terra era vazia e sem forma, mas algo ameaçador a natureza daquele momento aconteceu, houve luz, o Espírito Santo trouxe forma.
E é o que vai acontecer quando o Espírito Santo estiver se movendo em sua vida, mesmo que você seja deforme, ele trará forma, mesmo que esteja apagado em trevas ele trará luz, algo extraordinário irá acontecer na sua vida, algo ameaçador a sua velha natureza pecaminosa tem que acontecer.

Ref.: Juízes 6. 34 e I Samuel 16. 13

Receber a unção e o revestimento do Espírito Santo é estar capaz para realizar grandes obras.
Mesmo que você seja o menor entre todos os homens, pois é o Espírito Santo que vai te capacitar.

Juízes 13. 12-14 e 25

É preciso que não nos contaminemos e nem comamos as porcarias deste mundo para que o mover do Espírito Santo não seja impedido em nossas vidas.

Outras coisas que extinguem o Espírito Santo e impede o seu mover:

Estar vivendo em pecado
Gênesis 3. 8-10


Quando estamos em pecado nos omitimos da presença de Deus e tememos a voz do Espírito, quando ouvimos a voz do Espírito nos esquivamos dela.

Estar em desobediência
I Samuel 16. 14


Quando desobedecemos a voz do Espírito, fazemos com que ele se retire de nós e ficamos vulneráveis a atuação de espíritos demoníacos.

Se recusar a ouvir a voz de Deus
I Reis 13. 9 e 10 18 e 19 23 e 24


Não ouvir a voz do Espírito Santo e passar a ouvir a voz do próprio coração ou de homens traz morte espiritual.

É por isso que o pecado, a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada, pois Deus Pai não permite que se abuse do seu Espírito por ser uma pessoa preciosa, sensível e reveladora do coração de Deus.
Também diz que quando o Espírito Santo se retirar do mundo os homens irão padecer ainda mais.
Imagine o mundo sem a presença de Deus, sem nada que interceda diante do pai, nem revele a sua misericórdia, perdão amor e compaixão. O mundo se tornará um caos, assim como a sua vida sem a presença do Espírito Santo estará numa situação caótica.
É por isto que a mensagem começou com Efésios 4. 30, Não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
Portanto, como diz o Espírito Santo, se ouvirdes hoje a sua voz. Não endureçais os vossos corações, como na provação, no dia da tentação do deserto. (Hebreus 3. 7)
Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação. (II Timóteo 1. 7)
Digo , porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. (Gálatas 5. 16)
E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito. (Efésios 5. 18)
Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. (Galátas 5. 22)


Elaborado por Luciano S. Brito


Voltar