Make your own free website on Tripod.com
     Estudos Bíblicos
Batalha Espiritual

  Home    Mensagens    Estudos Bíblicos    Reflexões    Humor    Recados & Anúncios  Cadastro de Igrejas   Crescimento   Aprendizado   Links   Contato

Quem Somos   Nosso Propósito   Web Designer


(Ref: Efésios 6. 10 ao 18)
No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
Revesti-vos de toda armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
Porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Portanto, tomai toda armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau, e, havendo tudo, ficar firmes.
Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça,
E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
Tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus,
Orando em todo tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos.

Introdução

BATALHA - Ato essencial da guerra, constituído por um conjunto de combates simultâneos ou sucessivos travados pelas diversas armas, e em que toma parte a totalidade ou a maioria das forças que atuam num teatro de operações.

Estamos em guerra!
A guerra é uma condição de conflito aberto, armado e, frequentemente, prolongado entre nações, Reinos, Estados ou partidos. A primeira declaração de guerra está registrada em Gênesis 3:15.

Estamos realmente em guerra!
Muitos Cristãos acham que se não mexerem com satanás poderão ficar tranquilos, gozando de paz e bonança. Mas a realidade é bem diferente, o diabo já declarou guerra a todos os cristãos, desde o momento em que nos convertemos, já estamos mais do que envolvidos nessa batalha, e o pior antes mesmo que soubéssemos já havia uma guerra, antes de nos convertermos havia uma guerra por nós, pois o homem é o ponto central desta guerra.
Vivemos num conflito espiritual sem tréguas. Satanás não tira férias, nem folga nos finais de semana. Ele sempre está planejando contra nós, mesmo quando sofremos alguma perda. Ele não respeita o nosso luto ou sofrimento, é neste estágio de maior vulnerabilidade emocional e psicológica, que ele desfere os seus golpes malígnos. Satanás não conhece o que é luta limpa. Ele é mau, perverso e destruidor. Precisamos, portanto, conhecer os seus desígnos para que ele não leve vantagem sobre nós. ( 2 Co. 2:10b 11 ).

As linhas de batalha foram traçadas
O reino da Luz de Deus ( Vida E Justiça ) contra o reino das trevas de Satanás ( morte, roubo e destruição ) João 10:10.

O homem é o agente temporal de um dos dois reinos. Tanto Deus quanto Satanás desejam a lealdade do homem. Deus, mediante a obediência e a fé, e Satanás, através de promessas enganosas de poder, fama e riquezas diversas.
Todos os homens pertencem a um desses dois reinos. Todos, sem exceção, desde a queda de adão, estão sujeitos ao reino das trevas pelo nascimento físico. Para ser liberto do reino das trevas, o indivíduo deve experimentar novo nascimento espiritual, colocando sua fé em Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor, passando das trevas para luz e da morte para vida eterna, tornando-se um cidadão do reino de Deus. ( Colossenses 1:13-14 ).

Quando uma pessoa crê no Senhor Jesus Cristo, seu relacionamento com o mundo físico, espiritual, mental e emocional passa por uma mudança total. Ele é uma nova criatura e tudo passa a ser novo. Cada um tem o seu processo de mudança específico, porém o importante é que venha a existir mudanças radicais em qualquer dos processos, quero dizer com isso que uns mudam de imediato e outros passam por um processo mais demorado de mudança, devido a temperamento, personalidade...
porém o importante é que os conceitos do mundo e do antigo homem desapareçam definitivamente.


CONHECENDO O NOSSO INIMIGO
Efésios 6:12

Porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

O TERRITÓRIO DE SATANÁS: A REGIÃO DAS TREVAS

Muitos cristãos perguntam se o diabo está na terra ou no inferno; se ele pode habitar em cristão ou somente no mundo? O fato é que o diabo está nas trevas. Onde há trevas espirituais, ali está o diabo. Portanto, é essencial para o nosso bem estar básico discernir as áreas de nossa natureza que estão abertas ao ataque satânico.

E aos anjos que não conservaram suas posições de autoridade mas abandonaram sua própria morada, ele os tem guardados em trevas, presos com correntes eternas para o juízo do grande dia. ( Judas v. 6 )

O diabo e seus anjos caídos foram relegados a viverem nas trevas. Estas trevas não significam simplesmente regiões sem luz, ou áreas privadas da luz visível. As trevas às quais as Escrituras se referem são, essencialmente, trevas morais que, em última análise, se degeneram em trevas literais. No entanto, a causa não é meramente a ausência de luz, mas é a ausência de Deus, que é a luz.
É vital reconhecer que as trevas para onde satanás foi banido não estão limitadas às áreas fora da humanidade. Ao contrário dos que não conhecem a Jesus, nós fomos libertos do território, ou do reino das trevas (Colossenses. 1:13 ). Não estamos enlaçados nas trevas se nascemos da Luz. Mas, se tolerarmos as trevas pela tolerância com o pecado, ficamos vulneráveis aos ataques satânicos. Onde há desobediência voluntária à palavra de Deus, aí há trevas espirituais e potencial para as atividades satânicas.
Por isso, Jesus exortou: Portanto, cuidado para que a luz que está em seu interior não sejam trevas. ( Lucas 11:35). Há uma luz em você. O espírito do homem é a lâmpada do Senhor... ( Prov. 20:27 ). O seu espírito, iluminado pelo Espírito de Cristo, se torna a lâmpada do Senhor através da qual ele sonda o seu coração. Há, realmente, uma irradiância santa que envolve os cristãos verdadeiramente cheios do Espírito. Mas, quando você agasalha o pecado, a "luz que está em você" é "trevas". Satanás tem acesso legal, dado por Deus, para habitar nas regiões de trevas. Temos que entender este ponto: O diabo pode trafegar em qualquer área de trevas, mesmo nas que ainda existem no coração de um cristão.

O PENEIRADOR DE DEUS

Um exemplo de satanás tendo acesso ao lado carnal da natureza humana é visto quando Pedro negou a Jesus. É óbvio que Pedro falhou. O que não vemos, no entanto, é o que estava acontecendo no mundo invisível espiritual.
Jesus profetizou que Pedro o negaria três vezes. Qualquer pessoa que estivesse observando as ações de Pedro naquela noite, poderia simplesmente concluir que a sua atitude foi uma manifestação de medo. Mas, Pedro não era medroso por natureza. Este era o discípulo que algumas horas antes havia puxado a espada contra a multidão que estava prendendo Jesus. Não foi medo humano que fez Pedro negar o Senhor; ele o fez por indução satânica.
Jesus havia avisado o apóstolo, "Simão, Simão, satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo. Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça.. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos." (Lc.22:31,32). Atrás da cena, satanás havia pedido e recebido permissão para peneirar Pedro como trigo. Satanás teve acesso à uma área em trevas no coração de Pedro. Como satanás fez Pedro cair? Depois de comer a Páscoa, Jesus disse a Seus discípulos que um deles o trairia. A Escritura, então, continua, "Eles começaram a perguntar entre si qual deles iria fazer aquilo." (Lc.22:23). Aquele era um tempo muito sombrio, mas, mesmo durante aqueles terríveis momentos lemos que " Surgiu também uma discussão entre eles, acerca de qual deles era considerado o maior" (Lc.22:24). Eles passaram de uma atitude de choque e desânimo para a interrogação de quem seria o maior entre eles! Evidentemente, Pedro , "o andador sobre as águas", o mais ousado e falador dos apóstolos, prevaleceu. Podemos concluir que a altivez de Pedro entre os discípulos o deixou com um ar de superioridade que, atiçado por satanás, acabou numa atitude de presunção e jactância. Pedro, sendo levantado pelo orgulho, estava programado para a queda.
A Bíblia nos diz que o "orgulho precede a ruína" (Prov.16:18). O orgulho causou a queda de satanás, e ele estava usando a mesma área em trevas para causar a queda de Pedro. Lúcifer conhece muito bem, por experiência, o julgamento de Deus contra o orgulho religioso e a inveja. Satanás não poderia ,indiscriminadamente, atacar e destruir Pedro. Ele tinha que garantir a permissão do Senhor de Pedro antes de vir contra o apóstolo. Mas o fato é que o diabo pediu permissão ...e a recebeu.

SUBMETA-SE A DEUS

A armadilha que satanás usou para causar a queda de Pedro foi o próprio pecado de orgulho do discípulo. Temos que reconhecer, antes de iniciar uma guerra, que as áreas que escondemos nas trevas são as mesmas em que seremos derrotados no futuro. Geralmente, as batalhas que enfrentamos não cessam até descobrirmos e nos arrependermos das trevas que estão em nós. Para sermos vitoriosos em batalha espiritual, precisamos estar discernindo nossos próprios corações; precisamos andar humildemente com nosso Deus. Nossa primeira ação deve ser "Submeter-se a Deus." E, então, quando nós "...resistirmos ao diabo..." ele vai fugir (Tg.4:6).
A boa notícia para Pedro e para nós é que satanás nunca conseguirá permissão para destruir os santos. Mas, ele está limitado a peneira-los "como trigo". Há trigo dentro de cada um de nós. O resultado deste tipo de ataque satânico, permitido por Deus, é para limpar a alma do orgulho e produzir maior humildade e transparência em nossas vidas. Pode parecer terrível, mas Deus faz estas coisas cooperarem para o bem. A casca exterior de nossa natureza precisa morrer para que brote a natureza de trigo do homem da nova criação. Tanto a palha como a casca foram necessárias para nos proteger das rudezas desta vida. Mas, antes que Deus possa nos usar, verdadeiramente, de alguma maneira, passaremos por um tempo de peneiração.

A FORTALEZA DOS SALVOS : A HUMILDADE

Satanás teme a virtude; tem horror da humildade e a odeia. Quando ele vê alguém humilde até se arrepia. Seu cabelo fica em pé quando os cristãos se ajoelham, pois a humildade é a rendição da alma a Deus. O diabo treme diante do humilde, porque nas mesmas áreas onde ele tinha acesso, ali está o Senhor, e satanás se aterroriza diante de Jesus Cristo.

COM QUEM VOCÊ REALMENTE ESTÁ LUTANDO?

Vamos nos lembrar que na queda do homem, no Jardim do Éden, o julgamento de Deus contra o diabo foi que ele ia "comer pó." Do homem, Deus disse, "Tu és pó" (Gn.3:14-19). A essência de nossa natureza carnal - de tudo que é carnal em natureza - é pó. Precisamos entender esta ligação : satanás se alimenta de nossa natureza terrena, carnal de "pó". Ele come daquilo que negamos a Deus.
Por isso, temos que reconhecer que a fonte de muitos dos nossos problemas e opressões não é demoníaca, mas carnal em natureza. Temos que encarar o fato de que um aspecto de nossas vidas, nossa natureza carnal, será sempre alvejada pelo diabo. Estas áreas carnais dão a satanás uma avenida de acesso para minar nossas orações e neutralizar nosso andar com Deus.
É o nosso sentido exagerado de auto-justiça que nos impede de nos olharmos honestamente. Sabemos quem está em nós, mas precisamos saber também o que está em nós, se queremos ser vitoriosos em nossa luta contra o diabo . Portanto, seja específico quando se submeter a Deus. Não racionalize seus pecados e falhas. O sacrifício de Jesus Cristo é um abrigo perfeito da graça, capacitando todo homem a olhar honestamente para suas necessidades. Assim, seja honesto com Deus. Ele não vai se chocar com seus pecados. Deus o amou, sem restrições, mesmo quando o pecado era total em você; muito mais Ele continuará a amá-lo, quando você busca a sua graça para se livrar da iniquidade!
Antes de nos lançarmos em luta agressiva, precisamos reconhecer que muitas de nossas batalhas são meras conseqüências de nossas próprias ações. Para guerrear com vitória, temos que separar o que é da carne e o que é do diabo. Deixe-me dar um exemplo. Num lugar onde um lindo cardeal tinha o seu ninho, os cardeais são muito territoriais e lutam intensamente contra cardeais intrusos. De vez em quando, o cardeal atacava os pára-choques ou os espelhos de carros pensando que o seu reflexo era uma outra ave, na verdade, o seu inimigo era o seu próprio reflexo. "E assim também são muitos de nossos inimigos - o reflexo de nós mesmos."
Antes de qualquer estratégia para atacar satanás, precisamos ter certeza de que nosso real inimigo não é a nossa natureza carnal. Pergunte-se: as coisas que nos oprimem hoje, não são a colheita do que plantamos ontem?

A DIFERENAÇA ENTRE O DIABO E O DEMÔNIO

Demônios são espíritos desencarnados ou anjos caídos, agem em nome de seu mestre, Satanás (Diabo), realizam apenas suas obras más, não tem o poder do próprio. Mantêm um reino aqui na Terra com principado e potestade. Sim, reino mesmo... ( Mateus12:24,26 ).

Principado - Território ou Estado cujo soberano é um príncipe. No caso o príncipe deste mundo é Satanás.

Potestade - Poder, potência. O poder que opera neste mundo é o poder das trevas.

Para quem vive em Cristo é o ápice da comunhão com Deus apenas ajoelhar-se e dizer Glória a Jesus... É isto mesmo, não há ritual nisto... Há adoração e rendição que vem por conta da presença do Espírito Santo e, quando presente, nenhum outro espírito chega perto. ( Mateus 12: 43-45 ).

Satanás não possui ninguém, só oprime, mas demônios possuem.
Uma pessoa pode estar na obra da carne e não sofrer possesões, mas caminhará para isto se:

1. Persistir voluntariamente nas obras da carne.
2. Os que se envolvem em espiritismo ou qualquer forma de ciências ocultas com objetivo de receber respostas a perguntas ou soluções de seus problemas. Os poderes que são invocados são demoníacos.
3. Expor a mente a fenômenos psíquicos. (paranormalidade)
4. Uso de drogas alucinatórias
5. Os que se deixam hipnotizar com propósitos de adivinhar, ler sorte ou praticar levitação.
6. Os que propositalmente fazem mau uso de manifestações espirituais
7. Abandono de uma vida de oração, leitura da Palavra e falta de temor a Deus, pois leva a ignorância espiritual.


A diferença entre opressão e possessão

Opressão

Ataque vem de fora
Causada por Satanás
Vítima aflita, emocional, mental e manifestações carnais Derrota espiritual carne milita contra o espírito
Roubar, matar e destruir a terceiros
Dúvida da fé Cristã
Mania de perseguição e medo
Abrasamento sexual doentio
Tara sexual mesmo sem virilidade
Ódio e ressentimento

Possessão

Ataque vem de dentro
Causada por demônios
Vítima totalmente dominada corpo, alma e espírito invadidos
Mente dominada e voz diferente da própria
Auto-destruição
Resistir a fé Cristã
Clarividência e adivinhação
Psicografia e percepção extra-sensorial
Telecinese e levitação

ATIVIDADES DE SATANÁS

Interiormente:
1- Introduzir ensinos e heresias ( I Tm. 4: 1 )
2- Tentar levar cristãos ao mundanismo ( Tito 2: 11-14 )
3- Fazer esfriar o amor entre os irmãos tornando-os egoístas ( Mt. 24: 12,14 )
4- Criar facções e dissenções nos lares e igreja ( Tg. 3: 14-16 )
5- Espírito de incredulidade e engano ( Hb. 3: 12,13 )
6- Aprisionar e corromper as mentes com vãs filosofias ( II Co. 10: 4,5 )

Exteriormente:
1- Promover rebelião total no governo, trabalho, Igreja, escola e lares
2- Perseguição de muitos irmãos em Cristo
3- Defeciências físicas ( Mt. 12: 22 ; Mc. 3: 10 )
4- Agitação, confusão (divulgação de escândalos )
5- Proliferação de seitas
6- Milagres de mentira ( promove transferência de doença e não cura )


A GUERRA TRIDIMENSIONAL DO SOLDADO DE CRISTO

Quer cristãos reconheçam ou não, a verdade é que todos estamos engajados numa guerra tri-dimensional contra o mundo, satanás e a carne.

1-O MUNDO

Não ameis o mundo nem as coisas que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida não procede do Pai, mas procede do mundo (I Jo. 2: 15-16 ).

Cobiçais, e nada tendes; matais e invejais, e nada podeis; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes porque não pedis: pedis e não recebeis porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres. Não, compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus ( Tg. 4: 2-4 ).
A amizade do mundo é inimizade com Deus, porque a filosofia do mundo é contrária ao ponto de vista de Deus. Lembre-se: Não há terreno neutro. Ou nossa devoção caminha para Cristo ou para as coisas materiais.

2-SATANÁS

De acordo com a Bíblia é chamado de Príncipe deste mundo.
Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso ( Jo. 12:31 ).
...aí vem o príncipe deste mundo; e ele nada tem em mim ( Jo. 14: 30 )


Potestade do ar
Ele vos deu vida, estando vós mortos em vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, que agora atua nos filhos da desobediência ( Ef. 2: 1-2 ).

3-CARNE

Talvez seja o pior inimigo a ser vencido. A carne é o instrumento inclinado ao pecado e está sujeita ao pecado.
É um princípio que opera em nós desde o momento que nascemos fisicamente. Este princípio está em rebelião contra Deus, é egocêntrico e deseja agir de seu próprio modo. (Rm. 8: 5-9 )
É também parte inseparável do nosso corpo material que não pode ser erradicada até que recebamos nossos corpos transformados ( I Jo. 1: 8 10 ). Embora naõ possa ser erradicada no momento, seu poder de operar na vida do cristão foi neutralizado por estarmos unidos a Cristo em sua morte.

AS OBRAS DA CARNE DIVISÃO POR GRUPOS

a)SEXO ( PECADOS MORAIS )

Prostituição Todo intercurso sexual fora do casamento.
Impureza Pensamentos e atitudes impuros. Ex.: homossexualismo, lesbianismo, torpeza sexual, pornografia, conversação suja, etc.
Lascívia Desejo descontrolado de realizar os desejos da carne. Ex.: sensualidade(no olhar, nas roupas), fantasias sexuais, violência sexual, promiscuidade, etc.

b) RELIGIOSIDADE ( PECADOS ESPIRITUAIS )

Feitiçaria Bruxaria. Prática da magia e do ocultismo.
Idolatria Tudo que colocamos a frente de Cristo, como centro de atenção e devoção. Pode ser o namorado, a namorada, a profissão, os filhos, a casa, o emprego, o marido, a mulher, roupas, a denominação, o automóvel, o líder, etc.

c) RELACIONAMENTOS ( PECADOS SOCIAIS )

Inimizades Desavenças com pessoas, intrigas.
Porfias Disputa ou contenda de palavras, debates, insistência, obstinação, etc.
Ciúmes Receio ou despeito de que certos afetos alheios não sejam exclusivamente para nós (emulação, inveja).
Iras Paixão que incita contra alguém, cólera, raiva, ódio, desejo de vingança.
Discórdias (egoísmo ) Discordância, desarmonia.
Dissenções (divisão ) Causar conflitos e tomar partido.
Facções (heresias ) Desviar com falsas doutrinas e seitas.
Invejas Atitudes de descontetamento que levam o indivíduo a desejar o que o outro tem.

d) ORGIAS ( PECADOS CONTRA SI MESMO )

Bebedices Perda da consciência normal pelo uso de álccol ou drogas.
Glutonarias Buscar escapar da realidade mediante procura excessiva de entretenimento.

COMO VENCER ESSES INIMIGOS

Três pontos importantes para serem seguidos são: RECONHECER, REJEITAR e RESISTIR.

1- RECONHECER A GUERRA

A guerra espiritual, está sendo travada, e todos se acham envolvidos nela, quer queiram ou não, quer concordem ou não com esta tese.
Estamos engajados nesta batalha quer tenhamos consciência disto ou não.
A palavra de Deus nos adverte que aqui na terra não é lugar de descanso. ( Mq. 2: 10 ).
A ignorância espiritual é a maior arma contra a vitória.
Para alcançar sucesso, procure identificar as estretégias do inimigo e as formas padronizadas de agir contra você, sua família e igreja.
Saiba que o nosso inimigo é maligno, mau, destruidor e conhece o ser humano, e tem milhares de anos de experiência.

2- REJEITAR OS ATAQUES DO DIABO

Este é o aspecto passivo da luta.
(I Tm. 6: 11) Paulo exorta Tmóteo a fugir das tentações das riquezas.
(II Tm. 2: 22 ) Paulo diz a timóteo: Foge das paixões da mocidade...
Devemos rejeitar de maneira absoluta as tentativas de satanás de nos levar a queda, mesmo que isto nos leve a perder posições, empregos, amigos, etc.

3- RESISTIR AOS ATAQUES DO DIABO

Este é o aspecto ativo da luta espiritual.
A Bíblia diz: ...resisti ao diabo e ele fugirá de vós.
Para que esta resistência se torne eficaz é necessário: Fortalecer-se no Senhor e na força do seu poder.
É imperativo que deixemos o Senhor concender-nos sua força. Sem ela, não temos probabilidade contra o incrível poder de satanás. A força humana é totalmente inútil contra seus ataques e engenhosos esquemas.

O EXÉRCITO DE DEUS

Introdução

Exército - As tropas que entram num combate. A força armada que, permanente e regular, organizada com base na hierarquia e na disciplina, e sob a autoridade da hierarquia superior, tem a seu cargo a defesa do território e a garantia dos poderes constituídos, da lei e da ordem.

Você faz parte deste exército?
O general lhe convida para engrossar as filerias do seu exército.

CARACTERÍSTICAS DO EXÉRCITO DE DEUS
Joel 2: 1-11

1. Numeroso
Como a alva espalhada sobre os montes, vem um povo grande... ( Joel 2: 2b )
O Senhor levanta a sua voz diante do seu exército; porque muitíssimo grande é o seu arraial ( Joel 2: 11 a )

2. Ungido
A frente dele vai um fogo devorador, atrás, uma chama que lhe abrasa... nada lhe escapa. ( Joel 2: 3 ).
O Senhor dos exércitos precisa de homens e mulheres ungidos nesta hora.

3. Veloz
...como cavaleiros assim correm. Estrondeando como carros, Vêm, saltando pelos cumes dos montes... como um povo poderoso posto em ordem de combate. ( Joel 2: 4-5 )
Não há tempo a perder. Os dias passam rapidamente e nós voamos

4. Temido
Diante deles tremem os povos e todos os rostos empalidecem ( Joel 2: 6 )
Diante deles treme a terra e os céus se abalam ( Joel 2: 10 )

5. Corajoso
Correm como valentes, como homens de guerra sobem os muros ( Joel 2: 7 a )
Deus não nos deus espírito de medo, mas de ousadia... ( II Tm 1: 7 )

6. Disciplinado
...Vai cada um no seu caminho, e não se desvia da sua fileira. Não empurram uns aos outros; cada um segue o seu caminho ( Joel 2: 7b 8 )
Não deve haver espírito de competição entre os soldados do Senhor. Cada um deve estar satisfeito na posição onde foi colocado.

7. Invasor e Poderoso
Assaltam a cidade, correm pelos muros, sobem as casas; pelas janelas entram como ladrão ( Joel 2: 9 )

Invasor
O Reino de Deus é tomado pela força. ( Mt 11: 12 )

Poderoso
A obediência, incondicional, aos princípios e mandamentos estabelecidos nas Escrituras, bem como a execução dos mesmos, transforma os soldados de Cristo num poderoso guerreiro. ( Joel 2: 11 b )


A POSIÇÃO DO SOLDDO DE DEUS

Diante de Deus - À sua direita, em Cristo ( Ef. 2: 6 )
Diante dos homens - Como embaixadores ( II Co 5: 20 )
Diante de Satanás - Acima ( Ef. 1: 21 Lc 10: 19 Ef 2:6 )


OS SETE MANDAMENTOS DO SOLDADO DE DEUS


1. Devoção
O ato de devoção implica numa consagração do devoto ao seu Senhor acompanhado de um verdadeiro fervor. ( Jo 4: 34 )

2. Disciplina
É a submissão, voluntária e plena, do soldado ao seu capitão, com vistas ao estabelecimento e permanência da ordem que convém ao bom funcionamento do exército.

3. Dedicação
É a atitude sacrificial de servir a causa tomada como sua. ( At. 20: 24 )

4. Discrição
É a modéstia peculiar do humilde. Mesmo que seja dotado de grande habilidade e sabedoria, reserva-se nos atos e palavras, não se fazendo sentir ou notar com intensidade.

5. Domínio Próprio
Virtude daquele que modera suas emoções, apetites e paixões. É o controle do temperamento que só se alcança pela mediação do Espírito Santo de Deus.

6. Dinamismo
É a capacidade de aumentar o raio de ação sempre que se fizer necessário, ou seja, é a disposição de sempre estabelecer e conquistar novos alvos.

7. Diligência
É o esforço, quase sobrenatural, para atingir um alvo estabelecido, superando todas as expectativas, tanto quantitativas quanto qualitativas.

Estes mandamentos são a base deste exército vitorioso de Deus que qualificamos com uma só palavra: DISCIPLINADO.
Vai cada um no seu caminho, e não se desvia da sua fileira ( Joel 2: 7 b )


O SOLDADO DE DEUS E A PALAVRA

a) NO ESPÍRITO - O nosso espírito se alimenta da palavra de Deus e da oração.
b) NA ALMA (Emoções, mente e vontade) - A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma. ( Sl 19: 7 a )
Quando nos submetermos à Palavra de Deus em santo temor e tremor e cremos nela de todo o coração, ela vai assumindo os nossos sentimentos, de maneira que o ódio, a mágoa, a amargura, o ressentimento, a inveja, o ciúme, etc.; Vão sendo subjugados e expulsos, dando lugar ao fruto do Espírito.

A mente do soldado
Esta é, de fato, o maior campo de batalha.

c) NO CORPO - Nosso corpo é o veículo através do qual o poder de Deus opera aqui na terra, por isso devemos apresentá-lo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus ( Rm 12: 1 )
A Bíblia chama isso de santificação ( I Pe 1: 15-20 )
1) Ser separado de tudo que é contrário à mente de Deus, pertencente a este sistema mundial ( Is. 58: 6 )
2) Ser separado para o uso exclusivo de Deus.

É impossível que Deus abençoe e use plenamente os seus filhos, quando estes têm compromisso ou cumplicidade com o mal. ( Os. 10: 12,13) ; ( Mt 12: 30 )


ARMAS ESPIRITUAIS

Arsenal do Exército - É o conjunto de armas ofensivas e defensivas que estão a disposição do soldado.
Essas armas não são carnais, não são humanas, mas são poderosas em Deus para destruir as fortalezas inimigas e para livrar e proteger aqueles que as usam ( II Co 10: 4-5 ).
Ao Longo da Bíblia esse arsenal toma diversos nomes, a saber:

Armas da Luz ( Rm 13: 12 )
Armas da Justiça ( II Co 6: 7 )
Armas poderosas em Deus ( II Co 10: 4 )
Armadura de Deus ( Ef. 6: 11 )

Toda arma é composta de MECANISMO e PROJÉTIL.

Mecanismo - Em nome de Jesus É a base forte e segura onde a Arma Espiritual se apoia, sem este mecanismo a arma espiritual é vulnerável. ( Pv 18: 10 Sl 20: 7 )

Projétil - A palavra de Deus É o projétil utilizado contra o inimigo, pois ela é viva e eficaz, é mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes. ( Hb 4: 12 )


VESTIMENTA DO SOLDADO E SEUS ACESSÓRIOS

Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder; revesti-vos de toda armadura de Deus Efésios 6: 10-11

Além das armas, você precisa estar totalmente vestido com a armadura para que as setas do diabo não possam lhe atingir. E Paulo, que conhecia bem o exército romano e as suas armaduras, faz uma comparação com a armadura de Deus.

a) Capacete da Salvação
É a proteção mental da esperança da salvação contida em todas as promessas de Deus. Lembre-se, o ataque do diabo é sobre a mente, pois ali está o seu livre arbítrio. É aí que você decide que quer ou não quer, se faz ou não faz. Com o capacete da salvação, você passa a ter a mente de Cristo. ( I Co 2: 16 I Ts 5: 18 )

b) Couraça da Justiça
Apesar da palavra couraça vir de couro, como era feita a roupa dos soldados romanos, a nossa couraça é da justiça. O que nos justifica é o sangue de Jesus. A nossa couraça é feita de sangue, o sangue de Jesus. Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo ( Rm 5:1 )

c) Calçado da Preparação do Evangelho da Paz
Não é arrancar folhas da Bíblia e colocá-las como palmilhas no seu sapato. Mas é vestir-se do evangelho verdadeiro de Jesus, e ser o portador da paz onde quer que você vá. Da preparação obediente precede as bençãos ( 2 Rs 5: 10 Cura de Naamã )
E um dos anciãos me perguntou: Estes que trajam as compridas vestes brancas, quem são eles e donde vieram? Respondi-lhe: Meu Senhor, tu sabes. Disse-me ele: Estes são os que vêm da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. ( Ap. 7: 13-14 )

d) Escudo da Fé
O soldado romano geralmente usava um escudo redondo no braço esquerdo para se proteger das setas do inimigo. Quando o maligno enviar uma seta, levante o escudo da fé.
Tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. ( Ef. 6: 16 )

e) Espada do Espírito
É a palavra de Deus. Use-a como espada. Jesus ao enfrentar o diabo no deserto usou como arma a espada: Está escrito ( Lc 4: 1-13 ). A palavra do Senhor é poderosa.
porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. (Hb 4: 12 )

f) Cinto da Verdade
Propositalmente este item ficou para o fim. Cinto é usado para segurar as calças. O cinto da verdade segura a armadura de Deus. Quando uma mentira sai da sua boca, você perde o Cinto da verdade e toda a sua armadura cai e você fica nú diante do inimigo. Não existe para o cristão mentirinha, mentira santa, MENTIRA é mentira e é PECADO.


Voltar